quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ambientes descontraídos – Cuidado pode ser uma Cilada...

Agora virou moda as empresas investirem cada vez mais em ambientes coloridos e descontraídos, fazendo referência ao sucesso de escritórios como Google, Microsoft e Facebook considerados como ótimos lugares para se trabalhar.

Observando esta tendência, achei muito interessante a reportagem “O preço da descontração” da Revista Você S/A de Maio/2013 - Edição 180 p. 52 a 55, que traz uma análise sobre este tipo de local alegre e colorido versus a real percepção e até mesmo frustração de seus colaboradores.

A verdade é que existem dois pontos importantes quanto à proposta de transformar um local normalmente sério de trabalho em algo diferente, com diversas opções de descontração e diversão.

O primeiro deles é se você profissional se adapta a este tipo de ambiente. Muitas pessoas não conseguem produzir em um local descontraído ou ainda não se permitem a diversão no horário de trabalho, o que acaba gerando conflitos internos dos quais este profissional é quase que incapacitado de “abraçar” e “aproveitar” todos os benefícios oferecidos e ainda não se integra com os demais que conseguem aderir a esta cultura.

Já o segundo ponto acredito ser o mais importante e vem da própria empresa que despende de um valor significativo para investir neste tipo de ambiente, mas infelizmente ela não possui a cultura e valores condizentes, não permitindo assim que seus funcionários desfrutem do mesmo.

Neste caso além do dinheiro gasto desnecessariamente cria-se um grande problema para seus colaboradores, principalmente para os novos, que às vezes abrem mão de outras oportunidades para escolher um ambiente em que eles acreditam ser compatíveis com suas expectativas. O problema é que o tempo revela que àquela primeira impressão era apenas ilusão, gerando frustração e decepção que em poucos meses levam este mesmo profissional na busca de outros ares ou à desmotivação total.

O resultado em ambos os casos é a falta de aderência, redução de produtividade e frustração.

Uma empresa precisa ter um ambiente que represente sua essência, verdade, cultura e valores, e não necessariamente algo que parece ser o melhor e mais bonito aos olhos do mundo. Lembre-se que o melhor profissional para sua empresa não é aquele que se encantará pela beleza de suas paredes, mas sim pela sua marca, produtos, cultura e terá muito orgulho de fazer parte do seu time.

Aos profissionais fica a sugestão para antes de aceitarem propostas apenas pelo colorido e mesas de sinuca, que busquem mais informações e reflitam se a SUA cultura e os SEUS valores condizem com os da proponente e se essa “parceria” lhe trará real felicidade.

Para refletir: Nem sempre a grama do vizinho é a mais verde... Na maioria das vezes é só aparência!

Abraços e Sucesso!
Lydiane Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário